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Quais os alimentos mais indicados para evitar o contágio de doenças?

Quais os alimentos mais indicados para evitar o contágio de doenças?

Atualmente, estamos vivenciando a pandemia do COVID-19, uma situação de emergência a qual vem acometendo inúmeros países. Uma das perguntas mais frequentes que nós, profissionais da área de saúde ouvimos é: "Quais os alimentos mais indicados para evitar o contágio da doença e/ou ajudar no tratamento da doença?". Bom, sabemos que a forma de prevenção como, usar máscaras, lavar as mãos adequadamente com água e sabão ou detergente, e fazer o uso do álcool em gel (quando não for possível lavar as mãos), são medidas indispensáveis p/ evitar a contaminação pelo vírus, mas sabe-se que outras medidas também são fundamentais.
Porém, quando o foco é alimentação, não existe uma determinada classe de alimentos que evite o contágio com o vírus, mas, há aqueles alimentos que podemos aumentar o nosso sistema imunológico e, uma vez o nosso sistema imune protegido, estamos menos propícios a porta de entrada do vírus, como também de outras doenças.
Os nutrinentes que aumentam nossa imunidade são: Zinco - encontrados na semente de linhaça, ostras, camarão, gema de ovo, leite integral, amendoim, castanha de caju, feijão, chocolate amargo;
Selênio - castanha-do-pará, gema de ovo, sementes de girassol, frango, feijão, alho, repolho;
Vitaminna C - suas fontes são encontradas na laranja, tangerina, limão, caju, goiaba, mamão, acerola, manga, abacaxi, kiwi, brócolis, espinafre, couve verde, repolho, rúcula;
Vitamina A - fígado bovino, ovo, leite integral e desnatado, cenoura, batata doce, espinafre, beterraba, melão, manga, tomate, abacate, mamão papaia, brócolis;
Vitamina E - espinafre, brócolis, kiwi, tomate, abacate, sementes de girassol, avelãs, amendoim, nozes, damasco, amora;
Vitamina D - salmão, sardinha, atum, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, cogumelos, além de ser sintetizada e adquirida pela exposição adequada ao sol.
* Destaco aqui este suco (Foto), ele é um ótimo aliado para aumentar a imunidade. No mesmo utilizei: beterraba, cenoura, laranja e limão com o bagaço. Você tomando 200 ml 2 vezes ao dia, estará trazendo muitos benefícios para a sua saúde!

Foto e texto da autoria de: Maria J. Melo -Nutricionista Clínica e Esportiva.

30 ABR
2020

Maria J. Melo

Sobre: Nutricionista da Escola Pequenos Vencedores e em Consultório Particular - com ênfase da infância ao envelhecimento. Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo IMIP - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Amante do esporte e apaixonada pela profissão a qual exerce. "Busco sempre me aperfeiçoar a cada dia e consequentemente transmitir os conhecimentos adquiridos aos meus pacientes, de forma ética e humanizada, pois o conhecimento e humildade são os pilares indispensáveis para a construção de um bom atendimento e convivência afetiva". Nascida em Bezerros-PE. Atualmente reside na mesma cidade.
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